19 de Março – 3 anos do anúncio de Fechamento do Playcenter
Hoje é dia 19 de Março e há 03
anos, numa segunda-feira, o Playcenter anunciava o encerramento das suas
atividades em comunicado publico.
Era uma segunda-feira como outra
qualquer, de praxe eu sempre olhava o site do Playcenter pela manhã ao ligar o
computador, logo quando o site carregou surgiu uma mensagem azul que dizia “O
Playcenter fecha aos 39 anos, porque a vida começa aos 40”; naquele momento eu
gelei, o olho encheu de lágrima e eu comecei a ler o texto em voz alta para a
minha mãe que estava ao lado.
Após terminar de ler corri para
as redes sociais, no Facebook todos estavam comentando e compartilhando
abismados com a notícia, no Twitter o Parque já estava na lista de assuntos
mais comentados. Toda a imprensa nacional repercutindo a notícia que ganhou
destaque na homepage do G1 – Portal de Notícias da Globo, no MSN, UOL e Terra.
Matéria do Estadão
Destaque no "MSN"
Matéria da Revista Veja São Paulo
Horas mais tarde, já durante a
noite, o Playcenter foi pauta de diversos noticiários da TV e no dia seguinte
virou capa dos principais jornais da cidade, todos estavam comentando o
encerramento das atividades do Playcenter e relembrando os melhores momentos
vividos por lá.
A partir daquele dia estava
oficialmente decretado, depois de quase 40 anos de histórias, o fim do Parque
que virou ícone da cidade de São Paulo.
Comunicado oficial, criado pela Agnelo Pacheco
Despedida do Parque
Além do comunicado oficial que
foi criado pela Agência Agnelo Pacheco – que criou a marca e lançou a campanha
mais clássicas da história do Parque, o Playcenter promoveu diversas ações
especiais para os últimos meses de operação.
O Playcenter organizou a edição “Todos
os medos juntos” das famosas Noites do Terror, que divertiram os visitantes
entre 28 de abril e 15 de Julho. O evento teve divulgação em horário nobre na
TV com comercial estrelado pelo cineasta Zé do Caixão que dizia “Eu comecei
essa história e ela vai terminar comigo. As últimas Noites do Terror do
Playcenter, você nunca mais terá outra chance.”.
Em virtude da venda antecipada da
montanha-russa Boomerang – que deixou de operar no início de abril quando o
Playcenter realizou um pequeno evento de despedida da atração para fãs, o
Parque inaugurou a nova atração radical “XTREME” que operou com muito sucesso
até o término das Noites do Terror.
Em Julho, mês de férias e mês da
despedida do Parque, o Playcenter lançou uma campanha de marketing assinada
pela agência Dim&Canzian; ilustrada por crianças as peças da campanha
traziam o mote “Despedida! Depois de 29 de Julho nunca mais”.
Vídeo postado no Youtube intitulado "A última saída do Playcenter" mostra os principais momentos da despedida após o encerramento das atividades do Parque no dia 29 de Julho.