O Mistério da Monga e sua volta no Playcenter
Após o lançamento da Windstorm,
em 2005, o Playcenter ficou dois anos sem lançar nenhuma nova atração. Neste período o parque focou no processo de
reestruturação e na reforma geral de sua estrutura, o parque estava cada vez mais
bonito e havia chego a hora de fazer um grande lançamento.
Esse lançamento foi escolhido
para ocorrer em novembro de 2007 e pegou todos de surpresa. Tudo começou quando
a fila coberta do Waimea foi desativada no final de Julho, ninguém sabia ao
certo o que aconteceria ali. Uma reforma? Alguma atração especial para as
Noites do Terror? Acabou que o evento iniciou em agosto e a fila continuou
fechada para ‘reformas’.
Uma fila nova para o Waimea foi
construída e no lugar da antiga fila, mistério... Só tapumes.
Ainda em agosto começaram a
surgir os primeiros indícios de que ali seria uma nova atração, atrás dos
tapumes era possível ver um intenso trabalho de construção, algo que não fazia
sentido para uma simples reforma de fila. Quando todos menos esperavam, os
tapumes foram pintados com frases do tipo “Ela está voltando...” e “O grande
mistério da África”.
Junto com isso, o parque iniciou
uma grande campanha para a venda do Passaporte Replay, para que os visitantes
pudessem voltar em outra data para conferir “a novidade da África”.
A campanha do Replay foi mais
além e começou a revelar uma parte do nome da atração, além de apresentar um layout
baseado no tema africano, com parte do nome revelado ficou claro que se tratava
da volta da Monga, uma das atrações mais clássicas da história do Playcenter.
(em breve matéria especial sobre a versão clássica).
“O Mistério da Monga” foi
inaugurado em 10 de Novembro de 2007, em um sábado, para o público geral, mas
antes houve uma pré-estreia especial para convidados e funcionários. A atração
teve grande divulgação na mídia, com comerciais na TV Globo e nas salas de
Cinema da Rede Cinemark, essa foi a primeira vez que o Playcenter voltou a
veicular comerciais em televisão depois de muitos anos.
Comercial de TV divulgado na TV Globo (haviam mais 2 versões diferentes)
Toda a atração foi desenvolvida
pela empresa Indiana Mystery, responsável também pelo grande sucesso “Castelo
dos Horrores”. O Mistério da Monga contava com cenário realista, diversos
efeitos especiais e pela primeira vez em uma atração brasileira, um filme em
alta definição produzido especialmente para a atração.
Estudo de fachada produzido pela Indiana Mystery
No novo conceito a história era
baseada em uma expedição à África, onde cientistas buscavam estudar uma espécie
de monstro que assustava a todos da região, o chamado “Monga”, esse terrível monstro
era capaz de transmitir o seu DNA para humanos, os transformando em monstros
também.
Durante a expedição os cientistas
são capturados por uma tribo primitiva para serem oferecidos como alimento ao
monstro, Julia, uma grande bióloga, consegue escapar, mas descobre que foi
infectada com o vírus do Monga.
Seu pai, um rico empresário, investe
milhões em uma pesquisa e encontra um antidoto capaz de recuperar a genética
original de sua filha, sem saber se vai funcionar, o público era convidado a acompanhar
a aplicação do “TRIX 50” no Monga, para saber se Julia voltaria à forma de
mulher. A experiência acaba não dando certo, culminando no terrível Monga se
soltando da jaula e “atacando” o público.
Cena do filme exibido dentro da atração
Detalhe do cenário onde era realizada a experiência
O Mistério da Monga funcionou com muito sucesso entre 2007 e 2011, a atração recebeu diversas gravações de programas de TV mostrando a reação do público e as curiosidades envolvendo a história. A história da atração também ganhou versão em livro, escrito por Juan Espeche (criador da Indiana Mystery) o livro pode ser encontrado na Saraiva e também no Extra.
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